quarta-feira, 10 de fevereiro de 2021

Biografia: Christian Gottfried Theodor Benz

Um pouco da história da Família Benz

Christian Gottfried Theodor Benz, chegou ao Brasil a bordo de um navio a vela, aportando nas proximidades de Florianópolis.Christian era grande amigo do colonizador Dr. Blumenau. Com a baldeação do navio perto de Florianópolis (talvez hoje Tijucas , Christian Benz subiu o Rio Itajaí com uma barca, aportando na confluência dos rios Itajaí e Garcia, estabelecendo -se no local hoje denominado Bairro Garcia. Depois de obter a posse da terra Christian construiu o primeiro moinho de milho.

Passaram-se alguns anos e ele reencontrou a Sra. Johana Elisabeth Caroline Lieb (nascida em Lehester- Alemanha em 22 de novembro de 1825). Com quem se casou em 30 de maio de 1858 ,aos 32 anos.

Johana veio ao Brasil com seu primeiro marido, Johan Christian Carl Spiess, que veio a falecer em 1852 no Garcia. Johana já tinha então três filhos com Johan: Ernestine Friederike Spiess, filha mais velha, nascida em 12 de janeiro de 1948 em Lehesten- Alemnaha, que veio a ser a primeira esposa de Friederich Donner, fundador de Timbó e também afilhada de Christian Gottfreid Theodor Benz. Christian Benz era muito amigo de Johana e seu marido, sendo por esse motivo padrinho de Ernestine. Mas em virtude de seu casamento com Johana ernestine acabou tornando-se sua enteada. Christian veio a ser sogro de Friederich Donner, fundador de Timbó.

Do casamento de Christian Benz com Jhoana, nasceram Minna Benz (07/10/1861); Luiz Benz (nascido em 06/10/1863 e falecido em 28/03/1946, construtor da casa que abriga o museu do imigrante) e Richard Benz (06/03/1867). Em princípios de 1892 Luiz casou-se com Adellheid Kellermann e nasceram Elze e Arthur Benz. Elze nasceu em 05/12/1892, em 1940 casou-se com Mauríco Germer, com quem conviveu durante 60 anos. Em 18 de outubro de 1922 nasceu o Sr. Ingo Frederico Arthur Germer. Em virtude de seu casamento com Elze, Maurício veio a residir na casa dos sogros. Casa construída pelo Sr. Luiz Benz, que contou com a ajuda de pedreiros e da família. A residência foi erguida durante a I Guerra Mundial, período que vai de 1914 à 1918, conforme nos conta o Sr. Ingo Germer, que residiu na casa até 1953. Ano de seu casamento com Edith Jurk.. Nos fundos da casa do Sr. Luiz existe uma pequena casa de taipa construída em torno de 1874 pelo Sr. Christian Benz (foi sua primeira residência em Timbó)

Fonte: Relato de Ingo Frederico Arthur Germer - s.d.
CMC - Acervo Arquivo Público Prof. Gelindo S. Buzzi - Timbó - SC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário