terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Dados Geográficos

 
Panorâmica Parcial Timbó - Ano1999 (Aproximadamente)
Encontro dos rios Benedito e Cedros
Início Av. Getúlio Vargas e Rua Blumenau


Localização:
O município está localizado na região do Vale do Itajaí, na microrregião do Médio Vale do Itajaí. Possui uma área de 127,251 km² de extensão.

Divisas do Município:
Limita-se ao norte com o município de Rio dos Cedros; ao sul com o município de Indaial; a leste com o município de Pomerode e ao oeste  com os municípios de Rodeio e Benedito Novo.

Coordenadas Geográficas:
Latitude Sul:  26⁰ 49’ 32”
Longitude Oeste de Greenwich:  49⁰ 16’ 18”

Relevo:
A sede do município está a 70m de altitude do nível do mar.
Sua altitude máxima e de 758m, no topo do Morro Azul, um contraforte da Serra do Mar.
Não há propriamente planícies, mas sim, terras planas.

Localidade: Timbó - SC - Ano: 2007
Acervo: PMT – Imprensa 
Fotógrafo: André Schroeder (Pilo)

Vegetação:
Caracterizada pela Floresta Ombrófila Densa (Mata Atlântica). As espécies arbóreas ainda encontradas são a Canela preta, Canela Sassafrás, Peroba Vermelha, Canela Fogo, Pau Óleo, Tapiá-guaçú, Laranjeira do mato, Bicuiba, Baguaçú, Palmiteiro, bem como espécies arbustivas, herbáceas e lianas. Devido à exploração excessiva ao longo dos anos algumas das espécies mencionadas somente são encontradas nos morros e locais de difícil acesso.

Fauna:
Segundo Zimmermann (1992), entre os mamíferos podem ser encontrados: Cuícas, Gambá De Orelha Branca, Gambá De Orelha Preta, Tamanduá Mirim, Tatu-Galinha, Morcego Cara Branca, Bugio, Mico Preto, Cachorro Do Mato, Quati, Graxaim, Capivara, etc.
Aves: Socozinho, Urubu-Comum, Gavião-Peneira, Quero-Quero, Tiriba, Periquito-Verde, Maitaca, Beija-Flor-De Fronte-Violeta, Tucano De Bico Verde, Pica-Pau-Anão-Coleira, Joã De Barro, Macuquinho, Bem-Te-Vi, Patinho, Andorinha-Pequena, Sabiá-Coleira, Saira-De-Sete-Cores, Saira-Militar, Sanhaçu-Cinzento, Canário Da Terra Verdadeiro, Tico-Tico, etc.
Répteis: Lagarto-Comum, Camaleão, Lagartixa, Cobra-Coral, Coral-Falsa, Jararaca, Jararacussu, Cobra Rateira, Cobra-Cipó, Cágados, Jabutis, etc.

Clima:
Segundo classificação proposta por Köeppen, o clima predominante é o Cfa - Clima subtropical úmido (mesotérmico), sem estação seca definida, verão quente e geadas menos freqüentes, a maior e menor temperatura registrada são 40ºC e -3ºC, respectivamente. As precipitações pluviométricas anuais variam de 1.100mm a 2.000mm. A umidade relativa do ar é de aproximadamente de 83%.

Hidrografia:
Inserido na sub-bacia do rio Benedito, que é uma das sub-bacias da Bacia Hidrográfica do Itajaí.
Os principais rios que cortam o município são o rio Benedito e o rio Cedros.
O rio Benedito nasce no município de Dr. Pedrinho, passa pelo município de Benedito Novo e Timbó, desembocando no rio Itajaí-Açu no município de Indaial.
Afluentes do rio Benedito no perímetro de Timbó: Pela margem direita, o Arapongas;
Pela margem esquerda, o ribeirão Dona Clara, o ribeirão Pomeranos e o rio dos Cedros
O rio dos Cedros nasce na serra de Jaraguá, percorre o município de Rio dos Cedros e Timbó até encontrar o rio Benedito no centro da cidade de Timbó.
Afluentes do rio dos Cedros no perímetro de Timbó: pela margem esquerda, os ribeirões Fortuna e Tiroleses.
O ribeirão Mulde nasce no sul do município de Timbó e percorre as localidades de Mulde e Mulde Alta próximo a divisa oeste de Pomerode, deságua diretamente no rio Itajaí-Açu no município de Indaial. Esse ribeirão não pertence a sub-bacia do rio Benedito.

População:
37.894 habitantes (28.381 eleitores) (Fonte: IBGE/ano 2012)


Referências:
BARBOSA, Silvia F Valdez. Plano de Manejo para o Parque Natural Freymund Germer (Morro Azul). Timbó. 1993.

BUZZI, Gelindo Sebastião. Centenário de Timbó "A Pérola do Vale": 1869-12 de outubro - 1969 [S.l.]: [s.n.], 1969. 186p, il.

FERREIRA, Cristina, KOEPSEL, Daniel Fabricio. Representações da cidade: discussões sobre a história de Timbó. Blumenau: Edifurb, Timbó: Fundação Cultural, 2008. 360p.

PLANO DIRETOR MUNICIAPL DE TIMBÓ. Timbó: VPC/Brasil – Tecnologia Ambiental e Urbanismo, 2006.




Nenhum comentário:

Postar um comentário